Bainha invisível

by maquinascostura on September 25, 2011


As bainhas invisíveis são o grande fetiche de quem gosta de costurar. Isso acontece porque quem entende de trabalhos manuais tem uma tendência natural de valorizar trabalhos que sejam mais sofisticados e difíceis de fazer. Antigamente para fazer um vestido ou calça com bainha invisível era necessário costurar à mão ou comprar uma máquina de costura importada super cara e difícil de encontrar. Com a modernização das máquinas de costura caseiras, no entanto, fazer o chamado ponto invísivel se tornou muito mais fácil.

Claro que a máquina indústrial continua sendo uma alternativa sem igual. Com o uso da linha invisível que parece bastante um nylon, mas tem textura muito mais suave e a agulha curvada, o ponto simplismente não aparece do outro lado. Como a agulha fica deitada, a linha se acopla à camada interna do tecido, não deixando praticamente nenhuma marca para fora. É necessario chamar atenção que este tipo de ponto obviamente é bastante frágil, sendo necessario cuidado na hora de lavar e passar a roupa. Como a linha não atravessa totalmente o tecido, fica um pouco mais incerta que o ponto tradicional.

Outra opção menos discreta e mais segura é o ponto invisível que as máquinas de costura caseiras fazem. Este, na verdade, é mais um truque de costura que qualquer outra coisa. Trata-se de dois processois complementares: primeiro se faz a bainha na calça ou saia de maneira normal. O único detalhe aqui é que a bainha é feita de maneira invertida, com o tecido de dentro sendo dobrado para fora. Depois essa bainha é dobrada para dentro e são costurados alguns pontos que vão segurar a bainha e ainda assim mantê-la super discreta. As fotos abaixo demostram bem o efeito final.

Fica então a critério de cada um a escolha de qual bainha invisível vai ser feita. Para fazer a com maquina de costura especial, uma opção é levar a peça pronta para uma costureira e fazer só este último serviço.

 

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário